Vereador bauruense cobra providências da regional de saúde sobre filas de consultas e exames

O presidente da Comissão de Saúde da Câmara Municipal de Bauru, vereador Júnior Rodrigues (PSD) está cobrando do Departamento Regional de Saúde (DRS-6) esclarecimentos e providências em resposta ao aumento da fila de espera por consultas e exames especializados no município.

O DRS-6, órgão ligado à Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, é responsável direto para dialogar e fiscalizar as instituições referências de saúde de Bauru, como os hospitais de Base, Estadual e o AME, que estão sob a gestão da Famesp.

Esta semana, na Tribuna na Câmara, o vereador Júnior Rodrigues apontou que, de fevereiro de 2024 para fevereiro de 2025, a demanda reprimida por exames cresceu 25%, de 59.091 para 73.826. Como exemplo, o parlamentar citou a fila de espera por uma endoscopia. “Enquanto, só em Bauru, 6.282 pessoas aguardam o exame, em média, apenas uma é chamada para realizar o procedimento a cada mês. Isso significa que o tempo de espera, se assim fosse possível, chegaria a 523 anos”, ressalta.

De acordo com o vereador, o cenário não é diferente quando se observa as consultas especializadas. “Com média de uma vaga disponibilizada ao mês, a espera por atendimento com um neurologista pediátrico chegaria a 96 anos, muito mais do que a média da expectativa de vida futura mesmo para pacientes crianças. No total, a fila por consultas saltou, em um ano, de 48.084 para 51.387”, revelou Júnior Rodrigues.

Ele lembra que o DRS-6, sediado em Bauru, é responsável por serviços em saúde de 68 municípios e, por isso, vai solicitar ao órgão informações da fila por consultas e exames em abrangência regional. Júnior Rodrigues disse que a “situação dramática” de Bauru também será apresentada à Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), presidida pela deputada Bruna Furlan (PSDB), nos próximos dias.