Na disputa da elite do Campeonato Paulista pela segunda vez em sua história – a até então única e última havia sido em 1979 -, o Velo Clube faz, nesta quinta-feira diante do São Paulo, no Mané Garrincha, em Brasília (DF), o primeiro jogo oficial fora do estado desde a fundação, em 28 de agosto de 1910.
Na zona de rebaixamento com cinco pontos e apenas uma vitória, diante do Santos, o Galo Vermelho precisou percorrer 908 quilômetros de Rio Claro (SP) até a Capital Federal entre a tarde e a noite desta quarta-feira. A delegação foi de ônibus a Campinas (SP), de onde pegou um voo para Brasília. O desembarque foi por volta das 19h30. Essa foi a primeira viagem do Rubro-Verde de avião.
O jogo com o Tricolor Paulista foi para o Mané Garrincha porque o Morumbis recebe o show da cantora colombiana Shakira na mesma data da partida.
O São Paulo está na cidade desde domingo, pois na segunda-feira enfrentou e empatou sem gols com a Inter de Limeira. Os custos de viagem do Rubro-Verde foram pagos pela empresa com quem o São Paulo negociou o mando do confronto.
Segundo o pesquisador José Luiz Pimentel, de 69 anos, que estuda a história do Velo Clube desde 1974, o time de Rio Claro só havia saído de São Paulo para disputar amistosos em Minas Gerais contra a Caldense, no Estádio Coronel Cristiano, em Poços de Caldas (SP). O campo hoje não existe mais e todas as viagens foram de ônibus. O clube nunca jogou uma competição nacional.