O Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP), em conjunto com o Ministério Público de Contas (MPC), lançou na quinta-feira (5/12), o ‘Mapa da Dívida Ativa’, ferramenta que tem como objetivo traçar um panorama acerca da cobrança da dívida ativa nos 644 municípios jurisdicionados no Estado de São Paulo, exceto a capital.
O lançamento da nova funcionalidade ocorreu Auditório Nobre ‘Professor José Luiz de Anhaia Mello’, na Capital, em seminário que discorreu sobre o tema: ‘Dívida Ativa: Transparência e Boas Práticas para a Gestão Municipal’. Na oportunidade, também foi apresentado o ‘Manual de Boas Práticas’, que traz instrumentos essenciais à recuperação extrajudicial de créditos e orientações sobre como evitar casos de judicialização desnecessária. Além do evento presencial com auditório lotado, mais de 2,6 mil pessoas acompanharam a transmissão online em nossos canais digitais.
A nova ferramenta também destaca as ações que já foram realizadas e identifica oportunidades para otimizar a gestão da dívida ativa. Nela, dentre outras funcionalidades, é possível filtrar os últimos exercícios, delimitar a região e o porte municipal, com o mapa de calor, a evolução dos últimos anos e a Receita da Dívida Ativa tributária e não tributária.
Acesse ao ‘Mapa da Dívida Ativa’ e confira as informações do seu município sobre o tema por meio do link: https://go.tce.sp.gov.br/vvtyt5