TCE-SP realiza fiscalização surpresa em praias e rios de 112 municípios

O Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP) realizou nesta segunda-feira (19) uma fiscalização ordenada para vistoriar sistemas de coleta e tratamento de esgoto e sistemas de drenagens em praias e rios de 112 municípios paulistas localizados no interior, no litoral e na região metropolitana da Capital.

A inspeção verificou questões relativas ao saneamento municipal e ao planejamento urbano, assim como as condições locais de balneabilidade de 74 praias litorâneas, 115 praias interiores e pontos de rios que permeiam os municípios.

Primeira fiscalização surpresa da Corte de Contas paulista em 2025, a ação contou com a participação in loco de 158 Auditores de Controle Externo da área da fiscalização que integram as Unidades Regionais no interior e no litoral do Estado e as 10 Diretorias de Fiscalização na Capital, na região metropolitana.

A inspeção surpresa tem como objetivo verificar as condições de sustentabilidade de praias, rios, áreas balneárias e a qualidade das águas – indicadores cruciais para a saúde pública e ao meio ambiente.

Nove municípios de nossa região Central tiveram suas prainhas do Rio Tietê fiscalizadas pelo TCE-SP: Arealva, Barra Bonita, Guaimbê, Iacanga, Igaraçu do Tietê, Pederneiras, Pongaí e Sabino. Em Bauru, o órgão de fiscalização externa estadual verificou as condições do Rio Bauru.

dbtv  diariodobrasiltv