O Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP) realizou nesta quinta-feira (7) uma fiscalização ordenada para vistoriar, de forma surpresa e concomitante, um total de 441 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Unidades de Saúde da Família (USF) em 236 municípios paulistas.
A segunda fiscalização ordenada de 2024 contou com a participação in loco de 441 Auditores de Controle Externo da área da Fiscalização das 20 Unidades Regionais no Interior.
Com o objetivo de verificar as providências tomadas em relação às ocorrências identificadas na primeira visita realizada em março de 2023, a abordagem avaliou a falta de condições estruturais; a ausência de instalações e equipamentos obrigatórios; falta ou desperdício de medicamentos e falta de exames e vacinas.
Unidades de Saúde de 16 municípios de nossa região Central foram fiscalizadas pelo auditores do TCESP: Bariri, Barra Bonita, Bauru, Botucatu, Brotas; Dois Córregos; Igaraçu do Tietê, Itapuí; Jaú; Lençóis Paulista; Lins; Mineiros do Tietê; Ourinhos; Promissão, Sabino e Torrinha.
Os resultados da fiscalização ordenada do TCESP devem ser divulgados ainda hoje.