O Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que abre as inscrições nesta sexta-feira (17), oferece mais de 260 mil vagas em instituições públicas de ensino superior de todo o país. Para ajudar o estudante a saber em quais cursos e faculdades possui chance de aprovação, foi criada a plataforma Meu Sisu, que reúne dados exclusivos das notas parciais diárias de todos as opções de graduação, incluindo notas de corte, pesos e bonificações. A plataforma está disponível neste link – basta o estudante acessar o botão “Minhas notas”, preencher com as pontuações obtidas no Enem e fazer as escolhas disponíveis de cursos e locais.
A plataforma é gratuita e foi criada por dois estudantes do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP em São Carlos: Jesus Sena Fernandes, do curso de Ciências de Computação, e Pedro Porto Teixeira, do curso de Engenharia de Computação. Também participa do desenvolvimento do projeto Vinícius Martins Cotrim, estudante do curso de Ciência da Computação na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).
Os estudantes esclarecem que os dados exibidos na plataforma são obtidos dos portais de transparência do Ministério da Educação e atualizados ao longo do período do Sisu. “Além disso, verificamos regularmente as informações para assegurar que estejam sempre corretas e atualizadas”, destacam no site.
Na plataforma ainda constam os cursos da USP, mas a partir de 2024 a Universidade não disponibiliza cursos pelo Sisu. Agora há o processo seletivo chamado Enem USP que disponibiliza 1.500 vagas para estudantes que usam a nota do Enem para ingresso no ensino superior.
As inscrições para o Sisu vão de 17 a 21 de janeiro. Para consultar a plataforma Meu Sisu, clique aqui.