Secretário Nacional de Transporte Ferroviário participa de debate na Câmara dos Deputados

Foto: Pamela Santos

O secretário nacional de Transporte Ferroviário, Leonardo Ribeiro, participou esta semana de uma audiência pública na Câmara dos Deputados.

O debate abordou a concentração das operações ferroviárias no Brasil, e Ribeiro destacou que o monopólio no setor é uma falha de mercado que decorre das características da infraestrutura ferroviária, que envolve elevados custos e barreiras de estrada. Segundo ele, essa situação não é exclusiva do Brasil.

“O papel do Estado é criar políticas públicas para mitigar essas falhas de mercado, permitindo que o setor opere de forma eficiente, com viabilidade dos projetos privados sem lucros exorbitantes. Nosso objetivo é reduzir o custo do frete para o empresário, tornando o país mais competitivo no mercado internacional”, enfatizou o secretário.

Ações em andamento

Leonardo Ribeiro apresentou as iniciativas que o Ministério dos Transportes tem adotado para incentivar a competição no setor ferroviário. Ele destacou três frentes principais: o aperfeiçoamento da legislação, incentivos públicos para destravar o investimento privado e a elaboração de bons projetos a partir de estudos de viabilidade técnica, econômica e ambiental.