Secretário de Saúde do Estado presta contas à Comissão da Alesp

A Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo recebeu, nesta terça-feira (25), o secretário estadual da Pasta, Eleuses Paiva, para prestar contas da gestão de setembro a dezembro de 2024 e apresentar os dados orçamentários. O gestor ainda esclareceu dúvidas dos parlamentares sobre diversos questões relacionadas à rede pública.

Para a presidente do Colegiado, a deputada Bruna Furlan (PSDB), os dados apresentados na reunião são importantes para que os parlamentares aprimorem as políticas de saúde pública. “Nosso propósito maior é garantir um sistema digno, eficiente e humanizado para a população paulista”, complementou.

Dentre os maiores desafios apontados pelo secretário Eleuses Paiva, estão os custos de manutenção dos hospitais no estado. “Uma unidade de alta complexidade gera, a cada 16 meses, uma média de gastos equivalente à construção de um novo hospital”, reforçou.

á o deputado Dr. Elton (União) destacou a necessidade de ampliar investimentos em saúde mental no SUS e atualizar valores das consultas com médicos especialistas. O parlamentar ainda criticou os altos custos em determinados procedimentos, como o de vesícula e cálculo renal.

A deputada Dani Alonso (PL) relatou dificuldades enfrentadas nos municípios do interior paulista onde têm as farmácias de alto custo, conhecidas como “Medex”. Demora no atendimento, falta e armazenamento inapropriado de remédios, dentre outros. “O ideal é investigar as razões e os custos desse descaso. Por isso, encaminhei um requerimento para esta Comissão”, disse.

dbtv  diariodobrasiltv