O prefeito Netto Donato e o secretário de Segurança Pública e Mobilidade Urbana, Michael Yabuki, se reuniram na tarde desta segunda-feira (10/02), na capital paulista, com o secretário de Segurança Pública do Estado de São Paulo, Guilherme Derrite e com o deputado federal Maurício Neves.
Netto foi alinhar com o Governo do Estado a integração efetiva do município no Programa “Muralha Paulista” que a partir da próxima quarta-feira (12/02), será o primeiro a receber os alertas que permitiram a Guarda Municipal receber sinais em tempo real, reforçando o combate ao crime e ampliando a segurança da população.
O programa foi criado pelo governador Tarcísio de Freitas e tem como objetivo aumentar o monitoramento por câmeras de segurança e integrar os dados a sistemas digitais da polícia, restringir a mobilidade criminal e aumentar a probabilidade de prisão de criminosos durante seus deslocamentos no território paulista.
O Muralha Paulista é constituído por um conjunto integrado de soluções tecnológicas de infraestrutura física, de operação em nuvem e de inteligência artificial, integra câmeras de todo território estadual às forças de segurança, monitorando cidades e rodovias. Conectado ao sistema Cortex, software reúne uma base de dados nacional, tudo operacionalizado por meio da integração, no centro de fusão de dados (“fusion center”) da Secretaria da Segurança Pública, onde o software de reconhecimento facial é rodado, possibilitando reconhecer procurados pela justiça, veículos furtados ou roubados e também pessoas desaparecidas.