Quatro municípios do ABC paulista estão no TOP 40 do Brasil em saneamento

No Dia Mundial da Água, celebrado neste sábado (22), o Grande ABC atingiu importante marca. Pela primeira vez desde o início do levantamento, em 2009, quatro municípios da região, Santo André, São Bernardo, Diadema e Mauá, aparecem juntas entre os 40 melhores do Brasil em saneamento básico. Os dados são da 16ª edição do ranking que avalia os índices de abastecimento hídrico e coleta de esgoto.

O estudo é realizado pelo Instituto Trata Brasil, em parceria com a GO Associados, que analisa as 100 cidades mais populosas, com base nos indicadores do SNIS (Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento), ano-base de 2022. Segundo a instituição, o objetivo do levantamento é divulgar problemas históricos sofridos pela população brasileira, como falta de acesso à água potável e coleta e tratamento correto de esgoto.

Na edição de 2024, os municípios de Santo André (31°), Diadema (36°), Mauá (37°) e São Bernardo (38°) figuram nessas respectivas posições. O ranking é composto pela análise de três modalidades distintas de saneamento básico, como nível de atendimento, melhoria do atendimento e nível de eficiência.

As cidades brasileiras que aparecem nas cinco primeiras posições da classificação são Maringá (PR), São José do Rio Preto (SP), Campinas (SP), Limeira (SP) e Uberlândia (MG). Já Porto Velho, em Rondônia, foi o último colocado do ranking e configurou na 100ª posição. Na sequência estão os municípios de Macapá (AP), em 99°; Santarém (PA), em 98°; Rio Branco (AC), 97° e Belford Roxo (RJ), 96°.

BAURU

O município de Bauru está na 95ª no ranking do estudo do Instituto Trata Brasil, ou seja, nas últimas cinco colocações com apenas 3,70 do esgoto tratado.