PSDB perderá mais um governador: Eduardo Leite se filiará ao PSD no dia 6 de maio

Fonte: G1

O destino político do governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), já está certo: sua filiação ao PSD foi marcada para 6 de maio, em Porto Alegre.

As conversas se deram nos últimos meses entre Leite e o presidente do PSD, Gilberto Kassab. Envolveram também lideranças da sigla no Rio Grande do Sul.

Com a derrocada do PSDB – que elegeu três governadores em 2022 e ficará apenas com um a partir de maio – Leite negociava com outras siglas já de olho em 2026. O MDB tinha esperanças de fechar a filiação do governador.

Na conversa com a direção nacional do partido, não há qualquer garantia a Leite de que ele vai disputar a Presidência da República pela sigla. O PSD já deu preferência ao governador do Paraná, Ratinho Júnior, na corrida à presidência da República.

Uma das possibilidades aventadas por integrantes do PSD é o de Leite ser candidato ao Senado pelo Rio Grande do Sul em 2026.

Em março, o PSD já recebeu a filiação da governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, que também deixou o PSDB. Com a saída de Leite, o único governador que permanece no PSDB é Eduardo Riedel, de Mato Grosso do Sul.

dbtv  diariodobrasiltv