PP e União Brasil preparam anúncio de federação

O Partido Progressistas (PP) e o União Brasil planejam anunciar a federação entre as duas siglas na próxima terça-feira (29. A federação, que terá o compromisso de durar pelo menos quatro anos, deverá se chamar “União Progressista” e terá, se confirmada, o maior grupo da Câmara, com 108 deputados. No Senado, serão 13 nomes.

 O acordo firmado garante que será um nome do PP a presidir a federação no primeiro ano. O favorito, segundo eles, é ex-presidente da Câmara Arthur Lira (PP-AL). Há, no entanto, uma ala do União Brasil que defende que o cargo fique com o atual presidente do União Brasil, Antonio Rueda.

Para o deputado Danilo Forte (União Brasil-CE), um dos principais nomes do União Brasil na Câmara, a federação fará bem a ambas as siglas. Ele avalia que a união seria uma demonstração de força e influência, especialmente no Congresso Nacional.

“Acho que na política, você querendo ser grande, você não vai querer ser pequeno. Vai ser uma demonstração de força muito grande você ter mais de 20% dos deputados na Câmara e ter quase 20% dos senadores. Isso é muito significativo, é uma força que você vai ter no parlamento capaz até de determinar votações e decisões. Vai dar um peso político muito grande”, disse.

dbtv  diariodobrasiltv