Polícia Penal do Estado de São Paulo é apresentada ao governador Tarcísio

Fonte: Agência SP

Mais novo órgão de segurança pública do Estado de São Paulo, a Polícia Penal apresentou oficialmente nesta sexta-feira (28) ao governador Tarcísio de Freitas a identidade visual da corporação, além dos diretores da nova polícia. Subordinada à Secretaria da Administração Penitenciária, a Polícia Penal do Estado de São Paulo foi criada em setembro de 2024 e deu início aos trabalhos em janeiro último.

A nova polícia, estabelecida pela Lei Complementar nº 1.416, unifica as categorias de Agente de Segurança Penitenciária (ASP) e Agente de Escolta e Vigilância Penitenciária (AEVP) em uma única carreira. No mesmo patamar das polícias Militar, Civil e Técnico-Científica, a Polícia Penal tem à frente Rodrigo Santos Andrade, diretor geral, e Odirlei Arruda de Lima, diretor geral adjunto, que foram apresentados oficialmente ao governador no ato desta sexta-feira.

Durante a cerimônia, Tarcísio inspecionou o brasão da nova polícia, fardas e viaturas para escolta, transporte de presos e as destinadas ao Grupo de Intervenção Rápida (GIR). A nova identidade visual foi concebida para permitir o pronto reconhecimento da instituição que combate o crime organizado dentro dos presídios.

A nova força policial tem efetivo de cerca de 26 mil homens e mulheres.