Fonte: Diário do Comércio
Embora o PIX seja atualmente o meio de pagamento instantâneo mais utilizado no Brasil, um novo sistema promete revolucionar o setor e pode até substituir o PIX em um futuro próximo: o pagamento por biometria. Especialistas, durante o Brazilian iGaming Summit, destacaram que a evolução do Open Finance e a integração de novas tecnologias tornam os pagamentos biométricos uma alternativa mais fluida e segura, com o potencial de se tornar o principal meio de transação no país.
Segundo Cesar Garcia, CEO da OneKey Payments, o pagamento biométrico traz inúmeros benefícios ao eliminar etapas do processo tradicional, como a abertura de múltiplos aplicativos para concluir uma transação. “Estamos apostando nisso como o próximo passo de desenvolvimento para mudar a maneira como o PIX é enxergado. A biometria elimina a fricção na jornada do pagamento, e acredito que, com o tempo, será o meio mais utilizado no Brasil”, afirmou.
O Open Finance, que permite o compartilhamento de dados financeiros entre instituições, é apontado como um facilitador para o avanço da biometria. A tecnologia proporcionará não só transações mais rápidas, mas também maior segurança, um aspecto essencial nas transações financeiras do futuro.
Em um cenário onde o PIX continua sendo o meio mais utilizado para pagamentos instantâneos, novos recursos como o PIX recorrente, que permitirá a automação de pagamentos mensais como água, luz e internet, devem trazer mais transformações à plataforma. No entanto, a biometria tem tudo para se tornar a próxima grande inovação no setor de pagamentos.
Com a promessa de inovações contínuas e uma experiência mais fluida e segura para o usuário, a biometria pode, em breve, mudar a forma como os brasileiros realizam seus pagamentos, tornando-se o novo padrão de transação do país.
dbtv diariodobrasiltv