Morreu nesta quarta-feira (30), aos 84 anos, o pianista Arthur Moreira Lima, em Florianópolis. Ele lutava contra um câncer. A informação foi dada pela família do artista ao Instituto Piano Brasileiro.
Um dos grandes pianistas brasileiros da história, Moreira Lima teve também grande projeção internacional, se apresentando pela América Latina, Europa e Estados Unidos.
Nascido no Rio de Janeiro em 1940, o pianista recebeu o título de doutor honoris causa pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) no último mês de setembro.
“A sua indicação para receber esta homenagem ocorreu da forma mais natural possível. Nada mais nos resta do que divulgar, apreciar e aplaudir uma vida artística tão intensa, tão despojada e tão generosa quanto a de Arthur Moreira Lima”, afirmou o professor de piano da Escola de Música da UFRJ, Giulio Draghi.
Em seu agradecimento, Moreira Lima afirmou: “a essa altura da vida, não sei se eu sou merecedor dessa homenagem. Deixo a resposta dessa pergunta para aquelas pessoas que ouvirem meus discos”.
Nos anos 70, tocou com as filarmônicas de Leningrado, Moscou e Varsóvia, as sinfônicas de Berlim, Viena e Praga, além das orquestras da BBC de Londres e a Nacional da França. O velório será na realizado nesta quinta-feira, entre 12h e 16h, no Jardim da Paz, em Florianópolis.