A pesquisadora da Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB-USP), Larissa Alves, recebeu o Marshall Postdoctoral Award, se tornando a primeira representante de uma universidade brasileira a ganhar o prêmio.
A entrega ocorreu durante o encontro anual da Academy of Dental Materials, realizado entre os dias 2 e 5 de outubro, em Torino, Itália. Durante o evento, foram concedidos prêmios em diferentes categorias, sendo os mais prestigiados o Paffenbarger Award, destinado a doutorandos, e o Marshall Postdoctoral Award, voltado para pós-doutorandos, categoria vencida por Larissa.
A premiação existe desde 2018. “Embora dois outros brasileiros já tenham sido agraciados, estavam vinculados a universidades do exterior. Então, esta é a primeira vez que uma universidade brasileira vence”, informa o professor Estevam Bonfante, supervisor do trabalho intitulado “Optimal Processing and Characterization of a Recycled Zirconia”, apresentado e desenvolvido pela pesquisadora com a colaboração de outros autores.
Nesta edição de 2024, aconteceu um fato inédito, conta Larissa. “Desde a instituição do prêmio, sempre são selecionados 3 finalistas e apenas um é premiado, porém, neste ano, pela qualidade dos trabalhos, houve duas ganhadoras”. Assim, além da pesquisadora da USP, também recebeu o Marshall Postdoctoral Award a representante da Oregon Health & Science University, dos Estados Unidos, a pós-doutoranda Fernanda Lucena que, por coincidência, tem nacionalidade brasileira.