O professor Paulo Cesar Montagner, 61 anos, se tornou o 14º reitor da história da Unicamp. Em cerimônia realizada no Auditório III do Centro de Convenções – que reuniu ex-reitores, professores eméritos, docentes de todas as áreas, servidores e autoridades como o secretário estadual de Ciência Tecnologia e Inovação, Vahan Agopyan, representando o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, e o prefeito de Campinas, Dario Saadi –, Montagner fez uma defesa enfática da educação pública, gratuita e de qualidade.
Durante a cerimônia, Agopyan declarou oficialmente empossado o novo reitor e lembrou os desafios que terão de ser enfrentados na Universidade, entre eles o do financiamento. “As universidades devem ficar atentas às mudanças que deverão ocorrer com a nova legislação tributária ” advertiu o secretário.
Em seu primeiro discurso, Montagner definiu quatro princípios que, segundo ele, deverão orientar a gestão. “Reafirmamos o nosso compromisso com a defesa inegociável da universidade pública, gratuita, com qualidade e autonomia”, disse. “Renovamos o nosso compromisso com os direitos, com o bem-estar e com a valorização das pessoas; com a sustentabilidade, acessibilidade e justiça intergeracional, avançando para a construção de uma universidade ambientalmente responsável e socialmente justa, e que atue com protagonismo diante da emergência climática, reforçando seus compromissos com as futuras gerações”, acrescentou. “Além disso, queremos uma universidade que promova o diálogo com a sociedade e a inovação com inclusão”, afirmou o reitor.
Montagner lembrou que a Unicamp está prestes a completar 60 anos. Reconhece que ainda é uma universidade jovem, mas que, segundo ele, já atingiu maturidade institucional e prestígio internacional, se tornando uma referência no país e no continente.
dbtv diariodobrasiltv