Fonte: Revista Exame
Com 308 parques naturais espalhados por todas unidades federativas, o Brasil se destaca pela riqueza em biodiversidade e belezas naturais — e o turismo sustentável parece estar em plena ascensão.
Uma nova pesquisa lançada pelo Instituto Semeia revela pela primeira vez um panorama de visitação destas áreas de preservação e traz um total de 4,1 milhões de visitas em 2023. No mesmo ano de análise, os parques nacionais juntos receberam 11,8 milhões de pessoas.
Entre os estaduais, São Paulo e Ceará apresentaram o maior fluxo de visitas: 1,1 milhão e 636 mil, respectivamente. Já o bioma mais visitado foi a Mata Atlântica (10,4 milhões), seguido pela Caatinga (2,5 milhões).
Com a nova pesquisa, foi possível atualizar a lista dos 10 parques mais visitados do Brasil. São eles: Tijuca (RJ), Iguaçu (PR), Jericoacora (CE), Bocaina (RJ, SP), Noronha (PE), Cocó (CE), Jaraguá (SP), Utinga (PR), Dunas (RN), Lençóis Maranhaenses (MA). Destes, quatro incluídos são estaduais: Cocó, Dunas, Jaraguá e Utinga.
Dos 308 parques naturais analisados, 54% mantiveram algum tipo de controle de entradas, utilizando métodos diretos ou estimativas. Porém, 44% dos parques não apresentavam a contagem ou estavam fechados e 7 unidades não forneceram informações.
Segundo o Instituto, a visitação saltou de pouco mais de 6 milhões em 2012 para 15,9 milhões em 2023, um aumento superior a 160%. O crescimento está relacionado, entre outros fatores, a alta no número de parques monitorados, que triplicaram em relação aquele ano.
dbtv diariodobrasiltv