Papa Francisco terá alta amanhã após 36 dias internado

O papa Francisco, 88, terá alta amanhã após 36 dias internado, informaram os médicos que o acompanham em coletiva na tarde de hoje, em Roma.

Equipe médica do Hospital Gemelli anunciou que pontífice pode seguir tratamento em casa, com remédios via oral. Médicos afirmaram que Francisco apresentou quadro respiratório grave, mas que está estável há duas semanas e com melhores significativas há dez dias. Papa foi internado em 14 de fevereiro devido a uma bronquite persistente.

Rotina terá restrições de trabalho, com indicação de repouso por dois meses. Papa também não poderá receber muitas pessoas ao mesmo tempo, disseram os especialistas. Francisco irá para a sua residência oficial, a Casa Santa Marta, no Vaticano.

O Papa fará a primeira aparição após 36 dias. A ideia é que ele faça uma saudação e abençoe os fieis e seguidores na porta do hospital, pouco depois das 12h de amanhã. Conforme o Vaticano, o texto do Angelus será compartilhado como tem sido nas últimas semanas desde que Francisco foi internado. Se isso se confirmar, será a primeira vez que o Papa vai aparecer ao público desde 14 de fevereiro.

Francisco terá que reaprender a falar e passar por fisioterapia. A informação foi confirmada ontem pelo cardeal Víctor Manuel Fernández, chefe do escritório doutrinário do Vaticano. Ele disse que reabilitação é necessária devido ao uso de oxigenioterapia por tempo prolongado e afirmou que o papa não pretende se aposentar, e que está “voltando a ser o que era antes”. Hoje, os médicos afirmaram ser preciso tempo para a sua voz voltar ao normal.