Papa Francisco completa 12 anos à frente da Igreja Católica

O Papa Francisco completou nesta quinta-feira (13) 12 anos à frente da Igreja Católica e teve uma celebração discreta no hospital.

O Papa que não gosta de limitações físicas, passa por uma provação. Internado há um mês, enfrenta o desafio mais difícil dos seus 88 anos. Preso a um leito de hospital, sob o controle de um balão de oxigênio. O seu estilo incansável de se movimentar, encontrar pessoas e dar risada foi domado pelos acontecimentos. Mas o bom humor continua, informou uma fonte vaticana. Francisco conversa com os que cuidam dele e sabe que a pneumonia está regredindo.

Nesta quinta-feira (13), no aniversário do seu pontificado, o Papa comungou. Provavelmente se lembrou daquele fim de tarde chuvoso de 12 anos atrás, quando o último voto estava sendo contado, e 150 mil pessoas na Praça São Pedro aplaudiram o Papa que vinha do fim do mundo.

Latino-americano, jesuíta, reformista. Trajetória difícil e cheia de obstáculos. Mas entre perdas e ganhos, em 12 anos, a sua revolução ele fez. As duas espanholas dizem que Francisco é necessário pelo que pensa e pelos conselhos que dá aos jovens.

Enquanto o Papa está no hospital, o Jubileu de 2025 continua levando muita gente ao Vaticano. Fiéis que celebram o Papa à distância, que pedem pela sua recuperação e lembram que a voz de Francisco e a sua visão do mundo se tornam ainda mais importantes nos dias de hoje.

“Ele é um pacificador. Olhar para o Papa hoje significa amor, paz, é um sentimento assim inexplicável. Não tenho nem palavras para expressar o quanto ele é importante”, diz uma fiel brasileira.