Morre Washington Olivetto, ícone da publicidade, aos 73 anos

Foto: Daniela Ramiro/Estadão

Washington Olivetto, um dos nomes mais brilhantes da publicidade no Brasil, faleceu neste domingo (13), aos 73 anos, no Rio de Janeiro, de falência múltipla dos órgãos. A notícia foi confirmada pelo Hospital Copa Star, onde ele estava internado havia cerca de cinco meses.

Reconhecido por seu talento inovador, Olivetto foi uma verdadeira inspiração para gerações de profissionais da área.  De ascendência italiana, Olivetto nasceu em setembro de 1951, na cidade de São Paulo, onde cresceu sob os cuidados de sua mãe, uma dona de casa, e seu pai, que trabalhava como vendedor de tintas.

Olivetto fundou a agência W/Brasil nos anos 1980, que se consolidou como uma referência no mercado publicitário brasileiro e internacional.

Entre seus maiores êxitos, estão os mais de 50 Leões de Cannes, prêmios que solidificaram sua posição entre os maiores publicitários do mundo.

Além dos prêmios, Washington Olivetto se destacou pelo seu olhar visionário e pela capacidade de transformar produtos e marcas em verdadeiros ícones populares. Sua colaboração de mais de 30 anos com a Bombril, por exemplo, resultou em mais de 400 filmes publicitários, tornando o “Garoto Bombril” uma das figuras mais lembradas da propaganda brasileira.

Olivetto também foi um corintiano fanático e um participante ativo e efetivo do movimento “Democracia Corintiana”, na década de 80.