Missão Centenário comemora 19 anos neste sábado

Fonte: Revista Planeta

O lançamento da Missão Centenário, que tornou o senador Marcos Pontes (PL-SP) o primeiro brasileiro, sul-americano e lusófono a ir ao espaço, completa 19 anos neste sábado, 29. Ao todo, o astronauta passou cerca de dez dias fora da Terra e realizou experimentos na ISS (Estação Espacial Internacional).

A Missão Centenário, que recebe este nome pela comemoração de 100 anos do voo de Alberto Santos Dumont no 14-bis, foi lançada em março de 2006 do Centro de Lançamento Baikonur, no Cazaquistão, em uma parceria entre a AEB (Agência Espacial Brasileira) e a organização russa Roscosmos.

O astronauta bauruense Marcos Pontes, que hoje atua no Senado Federal, conta que integrava a FAB (Força Aérea Brasileira) quando foi selecionado para treinamento na Nasa em 1998. O curso levou dois anos e, ao fim de 2000, o brasileiro já poderia ser escalado para missões espaciais.

Pontes conta que enquanto não era escolhido para um voo, atuava em outras áreas da Nasa. “Eu fui chefe da parte de software da Estação Espacial Internacional, membro da equipe de procedimentos e depois assumi toda a parte de ensaios de conexão de módulos”, explica o astronauta.

Às 23h30 do dia 29 de março de 2006, no horário de Brasília, ocorreu o lançamento da espaçonave Soyuz TMA-8 do Centro de Lançamento Baikonur, no Cazaquistão. Pontes estava na espaçonave acompanhado do astronauta Jeffrey Williams, da Nasa, e do cosmonauta russo Pavel Vinogradov.

Legado da Missão Centenário

Para Pontes, sua ida ao espaço trouxe, além de novos conhecimentos científicos, como o uso de “mini tubos” de carbono, um incentivo para a carreira de muitos brasileiros. “Isso para mim é o maior legado”, conclui, acrescentando que a missão também deu a ele uma projeção pública que possibilitou sua entrada na política.

dbtv  diariodobrasiltv