Aconteceu na tarde de ontem (15), no Auditório Simón Bolivar, no Memorial da América Latina, em São Paulo, a cerimônia de posse da nova reitora da Unesp. A professora Maysa Furlan é a décima terceira pessoa a assumir a cadeira da Universidade Estadual Paulista, e a primeira mulher no cargo, em 49 anos de instituição.
Ela é oriunda do Instituto de Química de Araraquara e foi vice-reitora da gestão anterior, que teve Pasqual Barretti no cargo. Seu vice é o professor César Martins, do Instituto de Biociências de Botucatu e então chefe de gabinete do último mandatário.
Em seu discurso de posse, Maysa destacou a importância de seu mandato, tanto por ser a primeira mulher, quanto por ser o que marca 50 anos da instituição, criada em 1976. Ela reforçou a busca por manter as condições da universidade como viva e plural, uma vez que a Unesp está presente em 24 cidades, com 34 unidades universitárias, cada qual com sua especialidade.
Vale lembrar que o câmpus de Bauru é o maior da Unesp, com três faculdades e cerca de 7 mil alunos matriculados por aqui.