Maysa Furlan e Cesar Martins assumem reitoria e vice da Unesp

A partir desta quarta-feira (15) as funções de reitor e vice-reitor da Universidade Estadual Paulista (Unesp) passam a ser desempenhadas pela professora Maysa Furlan, do Instituto de Química (IQ) do campus de Araraquara, e pelo professor Cesar Martins, do Instituto de Biociências (IBB) do campus de Botucatu. A gestão vai até o ano de 2028.

Maysa Furlan é a primeira reitora da Unesp e a terceira liderança consecutiva graduada na própria universidade. Ela será ainda a 13ª pessoa a ocupar a função de reitor (a) com mandato, a 11ª do período chamado de “Unesp democrática”, a partir da reabertura política de meados dos anos 1980.

O vice-reitor, Cesar Martins, foi diretor do Instituto de Biociências do campus de Botucatu (IBB) por quatro anos. Em janeiro de 2021, assumiu a função de chefe de gabinete da reitoria. Já foi diretor-presidente da Fundação do Instituto de Biociências (FundBio) e tem experiência acadêmica nas áreas de Evolução Genômica e Cromossômica e Divulgação Científica.

Unesp

A Unesp tem 34 unidades universitárias, distribuídas por 24 campus, sendo 22 no interior do estado, um no litoral e um na capital, que abriga também a reitoria. Segundo a Unesp, o orçamento de 2025 é de R$ 4,69 bilhões, sendo R$ 4,26 bilhões (ou 90,83%) provenientes da cota-parte do ICMS que cabe à instituição (2,3447%).

Pública e gratuita, a Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho tem 31,4 mil estudantes matriculados em 136 cursos de graduação e 12,7 mil alunos vinculados a 139 programas de pós-graduação stricto sensu, segundo dados de janeiro do Somos Unesp.

De acordo com um levantamento recente apresentado pela Capes, a Universidade Estadual Paulista é a segunda do país em termos de produção científica, levando em consideração a base de dados de periódicos científicos Web of Science/Clarivate.