Após três dias de eleições, a Unesp concluiu seu processo de votação para a escolha dos novos reitor e vice-reitor para o quadriênio 2025-2029. No total, votaram, por meio eletrônico, 19.834 professores, alunos e servidores técnicos administrativos com vínculos empregatícios permanentes e matriculados regularmente nos cursos de graduação e pós-graduação da Unesp.
A chapa 2 “Unesp Viva e Plural”, encabeçada pela atual vice-reitora Maysa Furlan, candidata à reitora, e pelo professor César Martins, candidato a vice-reitor, foi a grande vencedora com 12.910 votos (64,54%). Em segundo lugar, ficou a chapa 3 “Juntos pela Unesp do Futuro” formada pelos professores Estevão Tomomitsu Kimpara (reitor) e Celso Antônio Rodrigues (vice-reitor). A dupla obteve 3.326 votos (19,16%). Já em terceiro lugar ficou a chapa 1 “Orgulho de Ser Unesp”, tendo como candidatos os professores Leonardo Büll (reitor) e Bernardo Maçano Fernandes (vice-reitor), que tiveram 2.293 votos (11,77%).
O resultado final da eleição da Unesp também apresentou 701 votos nulos (2,37%) e mais 604 votos em branco (2,17%).
Agora, após o democrático processo eleitoral interno da Unesp, os resultados da lista tríplice serão encaminhados ao governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), a quem caberá decidir e anunciar os nomes dos novos reitor e vice-reitor para o quadriênio 2025-2029. Se o governador mantiver a tradição, irá ratificar o resultado da comunidade da Unesp e a atual vice-reitora Maysa Furlan será a primeira mulher a ocupar a Reitoria de uma das principais universidades públicas do Estado e do País.