MAIOR PONTE SOBRE O RIO TIETÊ NO ESTADO DE SP AVANÇA EM DUPLICAÇÃO
Imagens: Rodrigo Antônio Fabiano
As obras de duplicação da ponte Engenheiro Gilberto Paim-Pamplona, a maior do estado de São Paulo sobre o Rio Tietê, seguem em ritmo acelerado. Com 2,4 quilômetros de extensão, a estrutura liga os municípios de Pongaí e Novorizonte pela rodovia SP-333.
A duplicação recebe um investimento de R$ 350 milhões e a previsão da concessionária responsável é de que a entrega ocorra no segundo semestre de 2026. A obra, iniciada em agosto de 2024, está em uma etapa crucial: a instalação dos tubos-camisa, pilares de sustentação que chegam a 30 metros de altura e são fixados no solo do Rio Tietê. No total, 124 desses tubos serão implantados.
Após essa fase, será feita a instalação das vigas longarinas e das lajes de concreto, que formarão a pista por onde os veículos vão passar.
A duplicação faz parte do contrato de concessão da rodovia assinado pelo governo do estado em 2017. Cerca de 130 funcionários trabalham no projeto, que tem o objetivo de melhorar a fluidez do tráfego e garantir mais segurança na travessia do Rio Tietê.