A maior ponte do estado de São Paulo passa por obras de duplicação que vão demandar técnicas especiais de construção e grandes quantidades de material, incluindo 4 mil toneladas de aço e 5 mil caminhões de concreto. A intervenção é executada pela Entrevias, concessionária da via, com o apoio do Governo de São Paulo, desde janeiro.
A Ponte Engenheiro Gilberto Paim Pamplona tem 2,4 quilômetros de extensão. Ela passa pelo Rio Tietê e liga as cidades de Novo Horizonte e Pongaí. Ao todo, a rodovia SP-333, onde a ponte se situa, receberá 52,4 quilômetros em duplicação. A nova ponte terá duas faixas de rolamento e as obras serão entregues em agosto de 2026.
O investimento é de R$ 353,9 milhões. A nova ponte terá duas faixas de rolamento e a ponte existente receberá melhorias e será adequada para a passagem de pedestres, com iluminação para oferecer mais segurança.

As intervenções incluem a instalação de 124 estacas, sendo 112 dentro do rio, garantindo estabilidade e segurança. A construção da nova ponte usa vigas pré-moldadas de concreto e contará com uma estrutura para garantir a manutenção da navegação na Hidrovia Tietê-Paraná. A obra demandará quase 4 mil mil toneladas de aço e cinco mil caminhões de concreto.
A ponte Engenheiro Gilberto Paim Pamplona foi inaugurada em março de 1975. O projeto de duplicação faz parte do Programa de Concessão de Rodovias do Estado de São Paulo. Além dos 2,4 quilômetros de extensão, são 15 metros de altura no vão central e 56 pilares de sustentação.
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