Macatuba recebe título de “Prefeitura Inovadora”

O município de Macatuba recebeu, nesta quarta-feira (06), o título de ‘Prefeitura Inovadora’, entregue durante o Fórum de Cidades Digitais e Inteligentes do Centro-Oeste Paulista, realizado no ITE (Instituto Toledo de Ensino), em Bauru. A condecoração foi oferecida graças às aulas de robótica oferecidas a três escolas do município: Odila Galli Lista, Waldomiro Fantini e Trajano Maciel Filho (CAIC Cristo Rei) e no Projeto Novos Horizontes.

Durante o evento, o prefeito Anderson Ferreira ainda teve a oportunidade de ser painelista e apresentar ao público o projeto, que estimula o raciocínio lógico e o pensamento crítico de forma interdisciplinar. “Inserir nosso município no rol de prefeituras reconhecidas pela inovação reforça o nosso trabalho por uma cidade que pensa em um futuro de desenvolvimento e prosperidade para os seus cidadãos. Nos orgulhamos em afirmar que, hoje, Macatuba é uma cidade em transformação, que começa pela mudança de pensamento do gestor público, que pode e dever olhar para uma cidade de 17 mil habitantes como uma protagonista em uma região tão promissora como a nossa”, destacou o Anderson.

Desde que o projeto foi iniciado, no ano de 2018, mais de 200 alunos já frequentaram as aulas de robótica, que tem parceria com Ascana (Associação dos Plantadores de Cana do Médio Tietê). A seleção é feita pela própria associação e tem como base as notas da disciplina Matemática.

Pelo segundo ano consecutivo, Macatuba é reconhecida pela Rede Cidade Digital como Prefeitura Inovadora. Para a seleção do título, foram considerados diversos fatores, entre eles a utilização da tecnologia para a inovação estratégica na atual gestão e o impacto positivo no desenvolvimento socioeconômico do município.

Durante a sua apresentação no Fórum de Cidades Digitais e Inteligentes do Centro-Oeste Paulista, o prefeito Anderson Ferreira anunciou que o projeto de robótica nas escolas será

expandido já no ano de 2025, através de uma parceria com o SESI. Nela, todos os alunos dos 4ºs e 5ºs anos das escolas municipais terão a oportunidade de se conectar com esse novo mundo 4.0, impulsionando o pensamento científico, crítico e criativo, o trabalho em equipe e o pensamento computacional (raciocínio lógico, lógica de programação).