O Estado de São Paulo comemora uma década da promulgação da Lei Complementar 1261/2015 que, entre outras inovações, organizou os municípios turísticos em duas categorias, as Estâncias Turísticas, que já existiam, e criou os Municípios de Interesse Turístico (MITs), política pública que impulsionou o desenvolvimento do turismo e promoveu a transformação econômica e social de cidades do interior e do litoral paulista.
Desde a titulação dos primeiros MITs, o Governo de São Paulo, por meio da Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo (Setur-SP), e do Departamento de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios Turísticos (Dadetur), firmou cerca de 860 convênios com municípios reconhecidos. Nesse período, foram entregues mais de 590 obras e investidos cerca de R$ 300 milhões em infraestrutura turística.
Os MITs são cidades com grande potencial turístico, que recebem apoio do estado para desenvolver projetos na área. Embora não tenham o título de Estância Turística, esses municípios são incentivados a investir em infraestrutura e promover suas atrações para atrair turistas.
O título de Municípios de Interesse Turístico foi criado para reconhecer e fomentar o potencial de cidades com vocação para o turismo, garantindo acesso a recursos estaduais e promovendo desenvolvimento regional. Atualmente, São Paulo conta com 214 municípios turísticos reconhecidos, sendo 144 MITs e 70 Estâncias Turísticas e esses municípios são representados pela Amitesp, que é a Associação dos Municípios de Interesse Turístico, presidida atualmente pelo prefeito José Basílio de Santa Clara d´Oeste.
Fonte: Agência SP
dbtv diariodobrasiltv