Fonte: Migalhas
O INW – Instituto Nelson Wilians, braço social do escritório Nelson Wilians Advogados, ao longo de 2024 desenvolveu e aprimorou diversos programas voltados à disseminação da educação para a cidadania e consolidação da cultura da legalidade no Brasil.
Além disso, capacitou jovens e pessoas em vulnerabilidade por meio de investimentos em OSCs -Organizações da Sociedade Civil.
“Nosso balanço de 2024 traduz em números e depoimentos o impacto das iniciativas do INW na vida de jovens, mulheres, líderes de OSCs e voluntários”, ressalta Anne Wilians, fundadora do Instituto.
“Os resultados incentivam o INW a avançar ainda mais em seus projetos e iniciativas, e, pessoalmente, confirmam o propósito que tem orientado a minha vida, que é o de democratizar oportunidades e transformar o conhecimento sobre direitos em uma ferramenta de emancipação social”, completa.
Entre os projetos mantidos pelo Instituto em 2024, destaca-se o “Compartilhando Direito”, cuja missão é democratizar o conhecimento e o acesso à informação sobre direitos e garantias legais, promovendo o exercício pleno da cidadania.
O INW também atua oferecendo assessoria jurídica consultiva gratuita e capacitação técnica para OSCs em todo o país por meio do Pro Bono NW.
Desenvolvido em parceria com a Nelson Wilians Advogados, o projeto fortalece a estrutura jurídica dessas organizações, potencializando sua sustentabilidade financeira e ampliando o impacto social que promovem.
Ao longo de 2024, foram atendidas 94 OSCs em 18 Estados das cinco regiões do Brasil, além disso o INW ofereceu cerca de R$1 milhão em 251 horas e 30 minutos pro bono de advogados especializados em terceiro setor.
Os projetos “Potencialize” e “Compartilhando Direito” atenderam 9 OSCs em oito Estados, beneficiando, respectivamente, 1.152 e 1.156 jovens. Já o “Mutirão Jurídico” atendeu 8 OSCs, beneficiou 192 jovens e conectou 128 voluntários em cinco Estados. Por sua vez, o “Líderes que Inspiram” atendeu 22 OSCs, beneficiou 999 jovens e 36 mulheres, envolveu 251 voluntários em 18 Estados.