A Câmara Municipal de Bauru aprovou, na sessão ordinária desta segunda-feira, dia 30, uma homenagem à professora e presidente da Sociedade Italiana Dante Alighieri de Bauru, Ilda Rugai Delicato. Ela será condecorada com uma Moção de Aplauso por sua trajetória e história de vida.
A homenagem é uma iniciativa do presidente da Câmara de Bauru, vereador Júnior Rodrigues (PSD) e foi aprovada por unanimidade pelos 17 parlamentares. A Moção de Aplauso será entregue em Sessão Solene em data a ser definida com a homenageada.
Ilda Rugai Delicato nasceu na pequena e pitoresca Collodi, região da Toscana, na Itália. Ela veio para o Brasil com sua família após a 2^ Guerra Mundial e fixou residência na vizinha cidade de São Manuel, onde concluiu o primeiro grau escolar.
Posteriormente, Ilda Delicato mudou-se para Bauru, onde fez o Colegial e, em seguida, a Faculdade de Filosofia, formando-se em Letras Anglo Saxônicas. Mais tarde, ela também cursou a Faculdade de Pedagogia.
O próximo passo de Ilda Delicato foi fazer pós-graduação e mestrado em Literatura Inglesa. Em seguida, ela prestou concurso público e tornou-se catedrática em Língua Portuguesa, título muito comemorado entre os familiares, considerando sua origem estrangeira.
Ela também foi Assistente de Direção na Escola Estadual Eduardo Velho Filho, em Bauru. Em 1990, ela começou a ministrar aulas no curso de italiano na Sociedade Italiana Dante Alighieri de Bauru. E, desde 2005, Ilda Delicato é presidente da tradicional instituição que tem 118 anos, apenas 10 anos a menos que Bauru.
À frente da entidade há 19 anos, Ilda Delicato faz o possível para manter viva a chama de amor pela Itália e, agora, será homenageada pela Câmara de Bauru em reconhecimento ao seu árduo trabalho educacional e cultural.
Também deu entrada na sessão desta segunda-feira o Projeto de Decreto Legislativo, de autoria do presidente da Câmara Júnior Rodrigues (PSD), que concede a Medalha do Mérito “Custos Vigilat” à Sociedade Italiana Dante Alighieri.