O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), por meio da equipe de Educação Ambiental da Superintendência em São Paulo (Supes/SP), organizou recentemente oficina para criação de um Centro de Educação e Cooperação Socioambiental (CECSA), com alcance em todo o estado de São Paulo. A ação contou com apoio do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) e de outros parceiros locais.
O objetivo da reunião foi discutir o desenho institucional do centro e definir o cronograma de ações para sua criação e também grupos de trabalho para realizar tais ações. Esse será o primeiro centro da Região Sudeste e o terceiro do país, juntando-se aos CECSAs do Ceará e do Distrito Federal.
A iniciativa está alinhada ao projeto “Educação Ambiental no Fortalecimento do Sisnama”, que promove a articulação do Ibama com demais entes do Sistema Nacional do Meio Ambiente (Sisnama) e da sociedade civil que atuam na área ambiental, visando ao fortalecimento das políticas públicas em matéria ambiental.
O evento contou com a participação de representantes do governo federal, como o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), governo estadual e governo municipal. Também participaram instituições de ensino e pesquisa como: a Universidade de São Paulo (USP); Universidade Estadual de Campinas (Unicamp); Universidade Estadual Paulista (Unesp); Universidade Federal do ABC; Universidade Zumbi dos Palmares; e representantes da sociedade civil.
Os CECSAs são espaços de cooperação, articulação, elaboração estratégica, formação e desenvolvimento de organizações e pessoas engajadas em pautas socioambientais, com objetivo de dar continuidade ao trabalho das políticas públicas voltadas ao assunto no território nacional.
Fonte: Ibama/SP
dbtv diariodobrasiltv