No primeiro ano da Tabela SUS Paulista, o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto ampliou em 35% a oferta de serviços, que incluem atendimentos, internações e cirurgias. Desde 2024, o Governo de São Paulo complementa o valor que as instituições filantrópicas recebem do Ministério da Saúde (MS) pelos atendimentos. A iniciativa remunera até cinco vezes mais do que a tabela nacional.
Atualmente, 800 instituições são beneficiadas pelo programa pioneiro da Secretaria de Estado da Saúde (SES). O HC de Ribeirão Preto é a instituição que registrou o maior aumento de internações via SUS. Foram 13.185 a mais no ano passado, se comparado a 2022, o que representa um repasse de R$ 136.374.549,62 para o hospital. A unidade também conseguiu abrir 160 leitos que estavam desativados.
No primeiro ano de Tabela SUS Paulista, o Governo de São Paulo repassou R$ 4,3 bilhões às instituições conveniadas ao Sistema Único de Saúde (SUS). Os recursos representam um aumento de 80% nos valores repassados por meio de convênios em comparação ao ano anterior. Os recursos são 100% do Tesouro Estadual e corrigem uma defasagem histórica provocada pela ausência de reajuste da tabela nacional.
Fonte: Agência SP
dbtv diariodobrasiltv