Governo do Estado lança programa de transporte aéreo gratuito de órgãos para salvar vidas

O Governo do Estado lançou o programa TransplanAR Aviação Solidária, que utilizará aeronaves privadas para o transporte gratuito de órgãos destinados a transplantes. A iniciativa pioneira vai beneficiar milhares de pessoas ao dar agilidade na logística de captação de órgãos, ampliando a chance de sucesso na realização dos procedimentos cirúrgicos.

A parceria entre o Governo do Estado, por meio da Secretaria da Saúde, e o Instituto Brasileiro de Aviação Civil (IBA) não acarretará custos aos cofres públicos e utilizará aeronaves privadas, que frequentemente permanecem paradas em hangares, para realizar os deslocamentos. O IBA será responsável por selecionar os proprietários dos veículos aéreos que estejam dispostos a doar horas de voo para o programa.

A iniciativa visa ampliar a frota de aeronaves solidárias, facilitando o deslocamento de equipes para a captação de órgãos em áreas remotas, reduzindo a perda de órgãos por problemas logísticos. Entre 2013 e 2023, em média 24% dos órgãos (coração, pulmão e fígado), ou seja, 965 potenciais transplantes, não foram realizados por dificuldades no transporte.

Em julho deste ano, cerca de 23 mil pessoas aguardavam por um transplante de órgãos ou tecidos no Estado de São Paulo. O estado é responsável por 31% de todos os transplantes realizados no Brasil.

Somente no primeiro semestre de 2023, foram feitos 5.077 transplantes de coração, fígado, pâncreas, pulmão, rins e córneas. Até junho deste ano, foram realizados 4.027 transplantes, segundo a Central de Transplantes do Estado de São Paulo.