Governador Tarcísio sugere que Araraquara pode abrigar maior fabricante de trens do mundo

Fonte: Portal Araraquara Agora

O município de Araraquara pode estar prestes a receber um investimento bilionário no setor ferroviário. Segundo o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), a CRRC, maior fabricante de trens do mundo, estuda a instalação de uma fábrica no Brasil e, segundo o governador, a cidade paulista desponta como local preferido para receber a nova unidade industrial da gigante chinesa.

Durante entrevista ao programa Conexão Paulista, da Assembleia Legislativa,Tarcísio mencionou o crescimento da participação da CRRC nos contratos de infraestrutura ferroviária do Estado e indicou que a empresa já planeja uma base de produção local. Segundo ele, a fabricante chinesa pode adquirir a estrutura da IESA, antiga fornecedora de trens para o Metrô e a CPTM, que está atualmente em recuperação judicial.

“Aí o que os caras já pensaram? Opa, vou ter que montar uma fábrica de trens em São Paulo. Aí pega aquela fábrica que estava fechada lá em Araraquara. Opa, é lá que eu vou. Vou montar uma fábrica lá em Araraquara e vai vir emprego pra lá”, disse o governador.

O interesse da CRRC em uma unidade fabril no Brasil está diretamente ligado à alta demanda de projetos ferroviários no país. A empresa já venceu a licitação para fornecer os trens do Trem Intercidades (TIC) São Paulo-Campinas e também garantiu um contrato para a entrega de 44 novos trens para a Linha 2-Verde do Metrô de São Paulo. Além disso, há novas oportunidades no horizonte, como os futuros leilões das linhas 11, 12 e 13 da CPTM, além do TIC Sorocaba-São Paulo.

A instalação da fábrica em Araraquara pode representar uma redução significativa de custos para a empresa, já que a infraestrutura existente da IESA permitiria iniciar a operação rapidamente, necessitando apenas de adaptações e modernização.

Além disso, a localização estratégica da cidade fortalece a decisão:

Proximidade com a Rodovia Washington Luís (SP-364), facilitando o escoamento da produção;

Acesso a uma ferrovia operada pela Rumo Logística, garantindo transporte eficiente de trens e componentes.