Garça sedia 2° encontro do Ciclo de Debates do TCESP em 2025

O município de Garça recebeu, nesta quinta-feira (27) mais um encontro regional da 29ª edição do Ciclo de Debates com Agentes Políticos e Dirigentes Municipais promovido pelo Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP).

Realizado no Teatro ‘Miguel Mônico’, o segundo encontro de 2025 recebeu lideranças políticas, dentre eles 21 Prefeitos e 23 Presidentes de Câmaras dos Vereadores, além de agentes públicos e representantes de 41 municípios da região de Marília que trataram de assuntos relacionados à boa gestão dos recursos públicos.

Antes de começar os trabalhos, o Presidente do TCE, Conselheiro Antonio Roque Citadini, se reuniu com os prefeitos presentes para tratar sobre demandas regionais.

Na mesa de abertura do encontro, além do Conselheiro-Presidente, também estiveram presentes, o Conselheiro-Corregedor do TCESP, Dimas Ramalho; a Procuradora-Geral de Contas (MPC), Letícia Formoso Delsin Matuck Feres; o Secretário-Diretor Geral, Germano Fraga Lima; o Diretor da Unidade Regional de Marília (UR-4), Agnon Ribeiro de Lima; o Prefeito de Garça, José Alcides Faneco; e a Presidente da Câmara dos Vereadores da Garça, Raquel Sartori.

Em seu discurso, o Presidente Roque Citadini destacou a importância de dialogar com os jurisdicionados sobre os problemas da Administração Pública. “Nós fazemos esse Ciclo exatamente para ter menos erros, para ajudar a esclarecer mais problemas e para que os Prefeitos entendam que há muitas situações em que nós divergimos, mas que é relevante que tenha isso”, ressaltou o Conselheiro-Presidente do TCESP.

O Conselheiro-Corregedor Dimas Ramalho também destaca a oportunidade do TCE em se aproximar dos municípios. “É muito importante o contato com as pessoas, tão importante quanto conteúdo desse encontro, é a possibilidade de poder encontrar lideranças, aproximar o Tribunal do jurisdicionado ao lado do Presidente Citadini, da Doutora Letícia e cumprimentar o pessoal das regionais que nos ajudaram muito a fazer esse evento”, disse Dimas Ramalho.

Dentre os principais temas discutidos, os cuidados com a gestão, ações de fiscalização do TCESP, Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEG-M), contratações com o Terceiro Setor, Planejamento e Controle Interno e assuntos pertinentes às Câmaras Legislativas, assuntos que foram debatidos em mesa técnica coordenada pelo Secretário-Diretor Geral, Germano Fraga Lima, pelos Diretores de Supervisão da Fiscalização (DSF-1 e DSF-2), Paulo Massaru Uesugi Sugiura e Alexandre Teixeira Carsola, pelo Diretor da UR-4, Agnon Ribeiro de Lima, além do Diretor da Divisão de Auditoria Eletrônica de São Paulo (Audesp), Marcos Portella Miguel; e dos Chefes Técnicos da Fiscalização, Thais Albani e Rogério Romagnoli.