A Câmara Municipal de Bauru realizará a 1ª Sessão Ordinária de 2025 nesta segunda-feira (3). Os 21 vereadores da 34ª legislatura estarão reunidos, a partir das 13 horas no plenário, para formarão das 13 Comissões Permanentes e o Conselho da Casa de Leis para o biênio 2025-2026.
De acordo com o Regimento Interno da Casa, os partidos com mais de uma cadeira na Câmara, por meio de seus líderes, têm prioridade para a indicação de membros para as Comissões. Para as vagas remanescentes, as legendas com apenas um vereador podem manifestar interesse em participar dos grupos. Todos os nomes indicados são submetidos à aprovação do Plenário.
Cada vereador pode integrar, no máximo, cinco Comissões Permanentes. A participação no Conselho de Honrarias e Méritos não é considerada para este limite. A exceção é o presidente da Câmara, que não pode participar dos colegiados.
Além disso, o Regimento Interno da Casa não proíbe a permanência de parlamentares em comissões das quais fizeram parte no biênio anterior. Já a presidência de cada comissão, bem como os dias e horários de suas reuniões, são posteriormente definidos entre seus membros.
A Câmara de Bauru conta com 13 Comissões Permanentes. São elas: Comissão Interpartidária; Comissão de Ética e Decoro Parlamentar; Comissão de Justiça, Legislação e Redação; Comissão de Economia, Finanças e Orçamento; Comissão de Fiscalização e Controle; Comissão de Obras, Serviços Públicos, Habitação e Transportes; Comissão de Educação e Assistência Social; Comissão de Meio Ambiente, Higiene, Saúde e Previdência; Comissão de Direito e Proteção dos Animais e Causas Sociais; Comissão de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo; Comissão de Indústria, Comércio, Agricultura e Abastecimento; Comissão de Direitos Humanos, Cidadania e Legislação Participativa, e Comissão de Ciência e Tecnologia. Ainda há o Conselho de Honrarias e Méritos.