A Faculdade de Medicina de Bauru (FMBRU) da Universidade de São Paulo (USP) ganhará três novos programas de residência médica (RM) em 2025 nas especialidades de pediatria, ginecologia e obstetrícia e radiologia. A unidade abriga o curso de medicina, iniciado em 2018, e já conta com RMs de anestesiologia, otorrinolaringologia e cirurgia crânio-maxilo-facial.
Com as novas áreas, a faculdade passará a ofertar 31 vagas de residência ao ano, sendo dez em pediatria, cinco em ginecologia e obstetrícia e quatro em radiologia. A instituição aguarda a liberação de recursos do Ministério da Saúde para custeio das bolsas e prevê realizar os exames para seleção dos residentes no fim de janeiro, com início das especializações em março.
Segundo o professor José Sebastião dos Santos, diretor da FMBRU e superintendente do Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais (HRAC/Centrinho), nas RMs, os médicos residentes permanecem quase a totalidade do período de sua formação dentro de unidades públicas de saúde, em contato direto com pacientes e sob supervisão de preceptores e professores, colaborando com a assistência à população de Bauru e região.