Fiscalização do TCE-SP constata irregularidades em prainhas e coletas de esgoto da região

Auditores de Controle Externo da Unidade Regional de Bauru do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP) realizaram nesta segunda-feira (19) uma fiscalização surpresa para vistoriar sistemas de coleta e tratamento de esgoto, de drenagens e em praias da nossa região

De acordo com o diretor regional do TCE-SP, José Paulo Nardone, foram visitados 8 locais de sete municípios e constatadas várias irregularidades.

Na Estância Turística de Barra Bonita, a equipe do Tribunal de Contas visitou o ponto de despejo de esgoto, que está gerando muita espuma no Rio Tietê. Já na orla turística, há muito águapé e a água está esverdeada, de acordo com o relatório do órgão.

Na vizinha Igaraçu do Tietê, os auditores do TCE visitaram a Prainha Municipal e constataram que o Centro de Convivência está “em situação de abandono”. O local, segundo a fiscalização, não oferece nenhuma infraestrutura aos usuários e turistas.

A situação também é preocupante em Bauru. A equipe do TCE foi até o local de lançamento de esgoto “in natura” no Rio Bauru e constatou a situação degradante do local. Além disso, foram encontradas várias pessoas morando embaixo de uma das pontes, com barracas e roupas estendidas. Também é grande a quantidade de entulho nas margens do Rio Bauru.

Já a Praia das Palmeiras, em Iacanga, está repleta de algas e água verde com forte odor. Segundo o relatório do TCE, o local também carece de melhor sinalização e maior quantidade de lixeiras.

Na Praia Municipal de Arealva, os auditores da área de fiscalização encontraram o Pier danificado e o Quiosque destelhado, além de muitas algas e aguapés que inviabilizam a presença de turistas no local.

“Infelizmente este foi o cenário encontrado em nossos municípios, alguns deles Estâncias Turísticas, mas que não investem nas suas estruturas, deixando de aproveitar esse importante setor da economia, além de não oferecer opções de lazer para a sua própria comunidade”, avalia em tom de alerta José Paulo Nardone, diretor da unidade regional do TCESP.

O TCE-SP realizou a fiscalização ordenada em 112 municípios paulistas. No total, a ação contou com a participação in loco de 158 auditores de Controle Externo que integram as Unidades Regionais em todo o Estado.

Fonte e Imagens: Unidade Regional do TCE-SP

dbtv  diariodobrasiltv