Foto: Rogério Vidmantas/Prefeitura de Dourados
A Fundação Osvaldo Cruz oficializou um pedido junto ao Ministério da Saúde para produzir uma vacina contra a dengue no país. Essa vacina seria a Q-denga, em parceria com o laboratório japonês Takeda, responsável por seu desenvolvimento.
Foi essa a vacina que o Ministério da Saúde comprou para aplicação este ano e teve um número limitado de vacinação, devido ao preço do imunizante. Foram compradas quatro milhões de doses da vacina do laboratório japonês em 2024 e, para 2025, havia contrato para distribuição de nove milhões de doses. Com a parceria, esse número poderia aumentar.
A Organização Mundial da Saúde recomenda que a dose seja aplicada em crianças e adolescentes de seis a 16 anos em locais com alta transmissão de dengue. Pessoas com mais de 60 anos não têm indicação para receber a vacina, pois não há estudos clínicos para estes casos até aqui.
Além da Q-denga, o Instituto Butantan está em processo de desenvolvimento de sua própria vacina. A previsão é que, ainda este ano, o pedido de registro seja submetido à Anvisa.