Imagem: Karin Kahn / Senai-SP
Ao lado da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), da USP, da Unicamp e do Instituto Avançado para Inteligência Artificial (AI2), a Unesp firmou estasemana um convênio com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de São Paulo (Senai-SP) para a implantação do Centro de Pesquisas Aplicadas em Ciência de Dados para a Indústria Inteligente.
O convênio cria uma frente de pesquisa dedicada a explorar soluções nas áreas de ciência de dados e inteligência artificial com o objetivo final de melhorar a eficiência, a inovação e a competitividade do parque industrial paulista.
A assinatura do acordo foi feita na capital em uma cerimônia com a presença de Josué Gomes da Silva, presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) e do Senai-SP, de Carlos Américo Pacheco, diretor-presidente do Conselho Técnico-Administrativo da Fapesp, e dos reitores da Unesp, USP e Unicamp, respectivamente, professores Pasqual Barretti, Carlos Gilberto Carlotti Junior e Antonio José de Almeida Meirelles.
“Esse convênio é um grande avanço na relação das universidades com o Senai. Temos os mesmos propósitos, que são o desenvolvimento industrial, social e econômico do país. Nossa parceria aumenta a conexão entre a universidade e a indústria em prol da sociedade, para quem, afinal de contas, é que a gente trabalha”, disse o reitor Pasqual Barretti.
O convênio com o Senai ocorre ao final de um ano em que a Unesp se destacou nos rankings universitários em indicadores ligados à qualidade da pesquisa e à colaboração com a indústria, indicadores que impulsionaram a classificação da Universidade nas últimas divulgações da consultoria britânica Times Higher Education (THE). Em outubro, a edição mundial do ranking de universidades da THE apontou a Unesp na sexta colocação entre as universidades brasileiras, com um crescimento significativo no indicador “Engajamento com a Indústria”, que se propõe a medir a capacidade da instituição em colaborar com o setor.