No próximo dia 27 de outubro, 33,9 milhões de eleitoras e eleitores estão aptos a votar no 2° turno das Eleições Municipais de 2024 para escolher os prefeitos e vice-prefeitos em 51 municípios, totalizando 102 candidatas e candidatos. Desse total, 87 homens e 15 mulheres disputam a chefia do Executivo municipal.
Entre as 51 cidades, 15 são capitais, como São Paulo, que lidera o ranking com o maior eleitorado habilitado: 9,3 milhões.
Aqui no Estado de São Paulo também haverá segundo turno nos municípios de Barueri, Diadema, Franca, Guarujá, Guarulhos, Jundiaí, Limeira; Mauá, Piracicaba, Ribeirão Preto, Santos, São Bernardo do Campo, São José do Rio Preto, São José dos Campos, Sumaré, Taboão da Serra e Taubaté.
De acordo com a Constituição Federal, somente pode haver 2° turno para a disputa da prefeitura nos municípios com mais de 200 mil eleitores. Para isso ocorrer, é preciso que nenhuma candidata ou candidato ao cargo tenha obtido mais da metade dos votos válidos (dados apenas a candidatos) no 1° turno. Nesse caso, devem disputar o 2° turno os dois concorrentes mais votados na primeira etapa.