Aos 79 anos e meio, José Mourão Filho, conhecido como “Jaguar 12” por ter sido o 12º piloto de caça a operar o Mirage III EBR na Força Aérea Brasileira (FAB), concluiu seu último voo comercial ontem.
Mourão encerrou sua extensa trajetória de mais de 47 mil horas com um voo especial de ida e volta entre Belo Horizonte e Porto Seguro, pilotando um Boeing 737 Max 8 da Gol, com a família a bordo e um avião lotado de passageiros que o aplaudiram pela elegante despedida.
Ao longo de sua carreira, Mourão acumulou experiências em várias companhias aéreas e aeronaves. Após voar o Mirage na FAB, ele passou pela Embraer, onde foi piloto de testes do AT-26 Xavante, depois indo para a Varig, pilotando o Lockheed Electra II, seguindo para a VASP, comandando modelos que iam do Boeing 737-200 ao McDonnell Douglas MD-11, e também passou pela Total, em que voou o Boeing 727. Ele também operou o Fokker 100 na TAM, antes de se juntar à Gol, na qual voou o Boeing 737.
José Mourão é lembrado por seus colegas como um dos pilotos mais dedicados da aviação comercial brasileira, com uma carreira que poderia ser digna de registro no Guinness Book.