Estado vai investir R$ 49,3 milhões em esportes paralímpicos nas escolas

O Governo do Estado vai investir R$ 49,3 milhões nos próximos 48 meses em uma iniciativa inédita para inclusão esportiva de alunos com deficiência matriculados na rede estadual de ensino. Por meio de uma parceria firmada entre a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) e o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), 75 unidades que integram o programa “Escolas Mais Inclusivas” terão atividades esportivas regulares destinadas aos estudantes com deficiência, formação de professores e até a descoberta de futuros atletas de alto rendimento.

Um termo de fomento, assinado pelo secretário de Educação, Renato Feder, e pelo presidente do CPB, José Antônio Ferreira Freire, e publicado na edição desta quinta-feira (15) do Diário Oficial do Estado, estabelece a criação de núcleos regulares de esporte paralímpico voltados a crianças e adolescentes com deficiência.

A previsão é que o projeto seja implantado em 10 escolas ainda no primeiro semestre de 2025 e, em outras 65 unidades, no segundo semestre deste ano. A lista inclui unidades de todas as regiões do estado.

As escolas selecionadas receberão equipamentos adaptados como bolas de golbol, mesas de tênis de mesa, redes de vôlei sentado, quimonos, raquetes e materiais para atletismo adaptado. A lista completa inclui mais de 30 tipos de equipamentos esportivos especializados.

Nessas 75 escolas, cerca de 150 professores de educação física devem se envolver nas atividades e eles deverão, obrigatoriamente, participar das formações oferecidas pelo CPB. O CPB deve contratar, ainda, 150 estagiários de educação física para atuar nas 75 unidades, outros 28 supervisores devem acompanhar as formações — neste caso, a contratação é feita pelo CPB e o pagamento, via Secretaria, por meio do termo. A coordenação técnica fica a cargo do Comitê.

Fonte: Agência SP
dbtv  diariodobrasiltv