Estado tem outros sete “Trens Intercidades”em projeto

Fonte: Metrô CPTM

O governo do Estado está debruçado em tirar do papel quatro projetos de Trem Intercidades em São Paulo e que estão em gestação há vários anos.

O primeiro, o TIC Eixo Norte (SP-Campinas), já tem contrato assinado e a concessionária responsável, TIC Trens. A previsão é que o trem regional (expresso) comece a operar em 2031.

O segundo será o TIC Eixo Oeste (da capital até Sorocaba) e que terá os trâmites para o leilão ocorrendo neste ano. Na sequência virão o TIC Eixo Leste (até São José dos Campos) e o mais desafiador TIC Eixo Sul (para Santos).

Mas o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) já trabalha para que os trens regionais sejam implantados em outras partes do estado. São sete projetos que já fazem parte oficialmente dos estudos.

São eles o Trem Intercidades Campinas-Araraquara, São José dos Campos-Taubaté e Santos-Cajati.

O primeiro sugere aproveitar o eixo ferroviário que passa por cidades como Sumaré, Limeira, Rio Claro e São Carlos até chegar à Araraquara.

A extensão entre São José dos Campos e Taubaté é pequena e totalmente viável após a primeira fase do TIC Eixo Leste.

Já o terceiro trata-se do resgate da antiga ferrovia Santos-Cajati, que ligava a Baixada Santista ao Vale do Ribeira.

Esse projeto teria um grande potencial turístico além de ajudar a região a se desenvolver. A ferrovia, que operou com passageiros até 1997, foi desativada em 2003 também para o transporte de cargas.

Além dos citados, a gestão estadual planeja o Trem Intercidades Marília-Sorocaba, passando por Botucatu e Bauru, o serviço Sorocaba-Campinas via Itu, Salto e Indaiatuba, e o Campinas-Ribeirão, com uma extensão até Franca.

Contudo, com tantos empreendimentos na fila para serem leiloados, é de se esperar que esses projetos de trens regionais só sejam viabilizados a partir da próxima década.

dbtv  diariodobrasiltv