Estado monta gabinete de crise para enfrentamento às chuvas a partir desta sexta-feira

Foto: Vinicius Rosa/Governo de SP

O Governo de São Paulo irá instalar a partir de amanhã (18) um gabinete de crise no Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) para garantir a pronta resposta à população em caso de emergência causada pelas chuvas previstas para este final de semana no estado. As empresas de energia elétrica terão um representante no gabinete, permitindo uma comunicação mais ágil e ações mais efetivas de monitoramento e controle.

A criação do gabinete foi anunciada em reunião no Palácio dos Bandeirantes. No encontro, o governador Tarcísio de Freitas ainda cobrou um plano de ação completo das concessionárias de energia para a resposta aos eventos meteorológicos e o compartilhamento imediato das informações dos centros de controle operacionais das empresas com o Gabinete de Crise estadual.

De acordo com a Defesa Civil do Estado, entre sexta e domingo, o estado pode enfrentar pancadas de chuva e rajadas de vento superiores a 60 Km/hora entre sexta e domingo, conforme alerta emitido pelo órgão estadual. Segundo o documento, o acumulado de chuvas no final de semana pode chegar a 200 milímetros em diversas regiões do Estado, inclusive na região de Bauru.