O Governo do Estado de São Paulo, em colaboração com a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SEDPcD) e quatro universidades estaduais ligadas à Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (SCTI), anunciou a criação da “Disciplina Paulista de Acessibilidade e Inclusão“. Esta iniciativa inovadora foi formalizada durante uma reunião na sede da SEDPcD, no final de 2024.
A nova disciplina, que disponibilizará 8 mil vagas por semestre totalizando 16 mil anualmente, é destinada à formação de estudantes de todos os cursos universitários. Ela será oferecida de forma optativa aos alunos da Universidade de São Paulo (USP), Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Universidade Estadual Paulista (Unesp) e Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp), com início programado para o primeiro semestre de 2025.
Segundo Marcos da Costa, secretário dos Direitos da Pessoa com Deficiência, “essa disciplina representa mais uma aliança entre a SEDPcD e as universidades paulistas, reafirmando nosso compromisso com a inclusão e acessibilidade. No ano anterior, avançamos na assinatura de editais para pesquisa em tecnologia assistiva, com 52 projetos contemplados, além do lançamento de três Centros de Ciência focados no Desenvolvimento em Tecnologia Assistiva. Agora, damos um passo crucial ao integrar essas temáticas na formação dos futuros profissionais, promovendo uma sociedade mais inclusiva e equitativa”.
A proposta curricular abrange conteúdos essenciais para a promoção da educação inclusiva e acessível. Entre os tópicos abordados estão a identificação e análise de barreiras físicas, atitudinais, tecnológicas e pedagógicas, bem como o estudo dos direitos das pessoas com deficiência e a relevância da cultura inclusiva. Os alunos também terão acesso a conceitos sobre tecnologia assistiva e desenho universal na aprendizagem, práticas pedagógicas voltadas à diversidade e discussões éticas sobre inclusão. A disciplina visa enfatizar a importância da acessibilidade, incentivando uma visão integrada em diferentes contextos sociais e educacionais.