Fonte: Click Petróleo e Gás (CPG)
O Estado de São Paulo está prestes a se transformar em um novo hub de transportes aéreos com a construção de um novo aeroporto internacional.
Segundo a Infraero – Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária – o Aeroporto Internacional de Olímpia será construído em uma área de 200 hectares a cerca de 20 quilômetros do centro da cidade.
O projeto já foi autorizado pela Portaria n° 472, de 1° de outubro deste ano e publicada no Diário Oficial da União no dia seguinte.
A Infraero, com mais de 50 anos de experiência, foi escolhida para cuidar da implantação, operação e administração do novo aeroporto, que será uma peça-chave no desenvolvimento logístico e turístico da região norte do Estado.
De acordo com especialistas do setor, esse projeto deve atrair cerca de R$ 1 bilhão de investimentos públicos e privados. Além disso, a expectativa é que o Aeroporto de Olímpia seja um ponto estratégico para o setor de cargas, conectando a região a importantes rotas internacionais, visando aumentar a competitividade e a geração de empregos nas cidades vizinhas como São José do Rio Preto e Barretos.
Segundo o projeto preliminar, o novo aeroporto terá capacidade para atender mais de 5 milhões de passageiros por ano, com voos nacionais e internacionais, servindo tanto ao turismo quanto ao comércio.
De acordo com o cronograma, a transição da administração do aeroporto, que atualmente é de responsabilidade do município de Olímpia, será concluída em até 120 dias após a publicação da portaria, ou seja, até fevereiro de 2025, o controle será totalmente transferido para a Infraero.
Já a fase de construção está prevista para começar no segundo semestre de 2025, com uma estimativa de conclusão até 2028.