Edna Freitas Ferreira será homenageada hoje à noite pela Câmara de Bauru

A Câmara Municipal de Bauru promove, nesta terça-feira (29), às 19h, no plenário Sessão Solene para a entrega da Medalha “Sebastião Paiva” à senhora Edna Freitas Ferreira.

De iniciativa do vereador Edson Miguel (Republicanos), a homenagem foi aprovada por unanimidade pela Casa de Leis em 18 de novembro de 2024.

A honraria é concedida pela Câmara a pessoas com 90 anos ou mais que residam em Bauru há, pelo menos, três décadas. Quando o homenageado tem 100 anos ou mais e é natural da cidade, recebe a medalha com a distinção “Emérito Morador Centenário.

Nascida em 6 de agosto de 1934, na cidade de Itaperuna, no estado do Rio de Janeiro, Edna Freitas Ferreira é filha de Agostinho de Freitas da Silva e Joana Maria da Conceição. Desde a infância, teve uma vida simples ao lado dos pais e irmãos, dividindo o tempo entre o trabalho na roça e as tarefas do lar. Seu pai trabalhava como carpinteiro e, com a colaboração de todos, sustentavam-se com esforço e dignidade. Edna sempre valorizou o trabalho duro, mas também cultivou, desde cedo, o amor à família e à comunhão entre os seus.

Durante a infância, compartilhou momentos felizes com seus irmãos Devanira, Eva e Doralice, além de recordar com carinho os que partiram ainda crianças: Joel, Adão, Natanael e Rubem.

Em 1968, conheceu João Martins Ferreira, com quem se casou e construiu uma vida de amor, companheirismo e união. O casal viveu inicialmente em Paranavaí, no Paraná, mas, em 1974, mudou-se para São Francisco e, posteriormente, estabeleceu-se definitivamente em Bauru, cidade pela qual Edna desenvolveu profundo carinho e gratidão. Juntos, tiveram quatro filhas: Ivete, Maria de Fátima, Eva e Ilza (in memoriam).

Foi em Bauru que Edna fortaleceu sua trajetória marcada pela fé, pela força e pelo amor à família. Há 40 anos, encontrou na Palavra de Deus um verdadeiro tesouro, que lhe deu forças para superar dificuldades e guerras pessoais, e transformar sua vida. Desde então, dedica-se a compartilhar sua fé com a família e a comunidade, atuando como obreira voluntária há mais de 30 anos.

dbtv  diariodobrasiltv