Nesta quarta-feira, 11 de setembro, é celebrado o Dia do Cerrado. Fundamental para a preservação da biodiversidade e da disponibilidade de recursos hídricos no país, a vegetação está presente em cerca de 22% do território nacional e ficou conhecida como “berço das águas” por concentrar as nascentes de algumas das principais bacias hidrográficas da América do Sul, como as da Amazônica, São Francisco e Prata.
O cerrado ocupa uma vasta extensão de 2.036.448 quilômetros quadrados, com abrangência em 15 Estados brasileiros e papel essencial para o equilíbrio ecológico. O biomassa armazena cerca de 265 toneladas de gás carbônico e contribui para a mitigação das mudanças climáticas. A vegetação desse bioma favorece a infiltração da água no solo, o que promove o reabastecimento de aquíferos e assegura a disponibilidade hídrica.
Bauru é um dos municípios que mais possuem remanescentes de Cerrado no Estado de São Paulo. São 8,8% de cobertura florestal, com características únicas, pois estão na área de transição com a Mata Atlântica.